sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Escola: Uma casa, Uma vida..

Primeiro dia de aula... Você sai de casa com seus 4 ou 5 anos de idade, agarrado na saia da mãe.
Chega em um lugar até então desconhecido e lotado de crianças da sua mesma idade, porém, não conhece NINGUÉM.
E quando menos espera, iniciam-se os choros. Berros e birras para não ficar, mães desesperadas, professoras tentando amenizar a situação e depois de muita luta e com a cara lavada de lágrimas, você fica!
Passam os dias, os meses, os anos, e você começa a tomar gosto pela escola. Faz amizades, adora responder as atividades, desenhar, pintar. Se apaixona por aquela menina ou aquele menino da sala ( o que se torna seu ''primeiro amor''), ou muitas vezes, conhece o grande e verdadeiro amigo de infância.
E os anos continuam a passar. Primeira, segunda, terceira, quarta, quinta, sexta, sétima, oitava série.O tempo passa e com ele aprendemos cada vez mais, conhecemos mais pessoas, vários professores e por aí vai.
Até que chegamos no ensino médio e já estamos com uma sentença:  Daqui a 3 anos acaba!
Bom ou ruim? Depende. E assim o 3º ano chega pra resumir toda a sua vida escolar, todos os momentos( bons ou ruins) e todas as amizades que foram criadas. Sem dúvida alguma, além de todo o conhecimento adquirido durante anos, o que nos marca mais e nos faz sentir mais falta, são as pessoas.
Desse modo, no último dia de aula, no último dia em que se usará aquela farda ou entrará naquela sala, novamente se iniciam os choros intermináveis e incontroláveis. E numa fração de segundos, passa um filme em sua mente.  Um resumo escolar completamente absurdo e que te faz perder um pouco a noção daquilo.
Com 17 ou 18 anos, você acaba lembrando dos seus 4 ou 5, e percebe o valor que cada pessoa tem, e sente uma vontade enorme de abraçar cada um como se fosse a última vez. AMIZADE, é uma palavra que talvez defina o que de melhor se crie em uma escola, pois sem amigos, de nada adianta ser um gênio. E esses amigos, têm total participação em 80% de sua vida.
As lágrimas talvez não escorram nos rostos de alguns, só que em algum momento isso irá acontecer. Talvez em casa, quando começar a nostalgia...


[A.Lima]